A voluntária da LBV Susana Cordeiro criou a campanha Meias Solidárias há meia dúzia de anos na qual a ideia foi e é recolher meias para os utentes que procuram ajuda na LBV, quer seja presencialmente, quer seja através do programa da Ronda da Caridade que a LBV promove nas Cidades de Lisboa, Porto e Coimbra.
Conforme Susana relata:
“Nas várias rondas que realizei apercebi-me que era um artigo muito procurado pelos utentes e que raramente era doado e que lhe podia trazer algum conforto nos dias mais frios, mas também nos chuvosos, já que facilmente ficam com os pés molhados.
Com o entusiasmo e a ajuda da querida Eloísa Teixeira, Assistente Social na LBV – Lisboa, não foi difícil colocar esta ideia em prática.
Mas, havia que fazer circular esta campanha, havia que tocar os corações e despertar as pessoas para esta necessidade. E sabemos o quanto conta a imagem. Para tal desafiei a Maria DelToro, uma designer de mão cheia e com um coração do tamanho do Universo, para desenhar o logo da campanha. Um logo que se queria feliz, ternurento e que tivesse alma e coração.
E eis que surgiu esta meia fofinha, ternurenta e bem-disposta, que se transformou na imagem da campanha Meias Solidárias.
A campanha tem sido realizada todos os anos, com exceção do ano passado, e a ela se associaram particulares, Escolas (que fizeram da campanha o seu projeto de cidadania, algumas concebendo um “meião” e divulgando a iniciativa à Comunidade Educativa), Universidades, Empresas, Clubes Desportivos…
É certo que não terá o melhor formato comunicacional / promocional, contudo tem na sua génese o amor, a crença de que é sempre possível fazer mais e melhor, por quem nada tem, e que o pouco todo junto se torna muito.
E tantas meias que nos foram e vão chegando, de vários pontos do país, ao longo destes 6 anos.
Mas, sendo um artigo muito procurado continua a ser necessário.
Por isso neste inverno aqueça esta ideia e doe um par de meias.”