“Sorriso Feliz” promove bocas saudáveis há 17 anos
Pioneiro em Portugal,este Programa da LBV teve início em outubro de 2001
Pioneiro em Portugal,este Programa da LBV teve início em outubro de 2001
O "Sorriso Feliz" promove a realização de uma rotina diária de saúde oral junto das crianças nas escolas, infantários e associações.
17 anos do Programa Sorriso Feliz

(Foto:Arquivo LBV Coimbra)
São mais de 200 parceiros sociais a beneficiar desta ação no Porto, Coimbra e Lisboa, entre eles, o ATL da Biquinha; Fundação Padre Luís (Vila Nova de Gaia); Jardim de Infância "O Mineiro" (Gondomar); Centro Comunitário "Espaço de Crescer" (Gondomar); Crevide – Moscavide; Externato Pré-Escolar MegaKids – Vialonga; Centro de Santa Clara de Assis – Bairro do Zambujal; Centro Infantil de São Gerardo – Alto da Cova da Moura; Jardim de Infância Dra. Odete Isabel; Centro Social e Cultural Nossa Senhora dos Milagres; Jardim de Infância Nossa Senhora de Fátima; Escola Básica de 1.º Ciclo do Ingote.
A prevenção é como se diz “o melhor remédio” para evitar doenças orais como a cárie, entre outras que levaram a que muitos portugueses perdessem os dentes naturais como vemos pelos últimos dados do Barómetro da Saúde Oral (2017), da Ordem dos Médicos Dentistas informa que 68% dos portugueses têm falta de dentes naturais, 30% destes têm falta de seis ou mais dentes, influenciando a capacidade de mastigar e 57% que têm falta de dentes naturais não têm nada a substitui-los.
Sabemos que 97,8% dos portugueses diz ter bons hábitos de higiene oral relativamente à escovagem dos dentes, mas só 30,1% usa fio dentário e 54,3% completa a sua rotina de higiene oral com o uso de elixir. 27,1% dos portugueses não visitam o médico dentista ou só o fazem em caso de urgência.
Constatamos ainda que 60,6% dos menores de 6 anos nunca visitaram um médico dentista.
Estes dados confirmam a importância da realização de uma correta higiene oral desde o nascimento, propagada pelo Programa Sorriso Feliz (LBV).
Uma correta higiene oral previne o crescimento das bactérias evitando o aparecimento de doenças como a cárie, a gengivite cuja evolução dá lugar à periodontite e o mau hálito, entre outras patologias.