Página principal Apresentação LBV na ONU LBV no Mundo Contactos Fale com a LBV
Destaques
Notícias
Revista Cidadania Ecuménica
Boletins Informativos
Emissões de Rádio
Agenda de actividades
Artigos para Reflexão
Publicações
Depoimentos
Outras informações
Como Colaborar
Voluntariado
Doações
Acção Social
Sorriso Feliz
Um Passo em Frente
Ronda da Caridade
Viva Mais
Semente Boa Vontade
Juventude Boa Vontade
Natal Permanente da LBV
Desporto é Vida
Ecumenismo Irrestrito
Reuniões Publicas
Reuniões em Família
Visitas de Conforto
Valorização da Vida
Outros sites da LBV
Boa Vontade
LBV Argentina
LBV Bolivia
LBV Brasil
LBV Estados Unidos
LBV Paraguai
LBV Uruguai
Paiva Netto
Super Rede Boa Vontade
Religião de Deus
Templo da Boa Vontade

Agenda de actividades

Campanhas de recolhas de alimentos

Porto

 19, 20 e 21 de maio - recolha de alimentos no Continente Modelo Canidelo.

 8 de junho - recolha de alimentos no Jumbo do Marshopping.

 16, 17 e 18 de junho - recolha de alimentos no Continente Modelo Vivaci.

 3 de agosto - recolha de alimentos no Jumbo da Maia.

 2 de novembro - recolha de alimentos no Jumbo de Gaia.

 17, 18 e 19 de novembro - recolha de alimentos no Continente Modelo Vivaci.

Lisboa


 Em atualização.

Coimbra

 27 de 28 de abril - Recolha de alimentos no Pingo Doce de Eiras.

Programa Ronda da Caridade

O programa Ronda da Caridade é realizado nas noites de sexta para sábado e de sábado para domingo, no Porto e em Lisboa, cidade onde este programa é também realizado nas noites de segunda-feira, por voluntários, pessoas que oferecem o seu tempo e o seu calor humano aos mais desfavorecidos.

Entrega de pequeno-almoço, ao sem-abrigo inscrito no Centro Social da Legião da Boa Vontade


Cidade do Porto

 Segunda a sexta-feira das 9h30 às 11h00 – Rua Comandante Rodolfo de Araújo, n.º 104 Bonfim 4000-414 Porto.

Cidade de Lisboa

 Segunda a sexta-feira, 09h30 às 11h00 – Avenida do Brasil, 33A
1700-062 Lisboa.

 Voluntariado empresarial

- "Portugal Telecom" - primeira 2ª feira do mês e segunda 5ª feira do mês.
- "Portugália" - segunda 2ª feira, de 2 em 2 meses.
- "Trivalor / Sogenave" - primeira 6ª feira do mês.

Programa Um Passo em Frente

Atendimento à família: apoio alimentar, material e emocional. Na cidade do Porto é realizado o apoio mensal e formações pontuais sobre temas que versam sobre a saúde, a higiene, a economia no lar, o desenvolvimento pessoal e profissional do ser humano.

Nas cidades de Lisboa e Coimbra, a LBV desenvolve este apoio nas épocas da Páscoa e do Natal.

Cidade de Coimbra

 Quarta e sexta-feira, 10h00 às 12h30 – Consultas em gabinete de Serviço Social.

 Datas a combinar – Visitas domiciliárias para diagnóstico socioeducativo das famílias beneficiadas.

 11 de abril, 15h00 – Sessão de formação "Aprendizagem ao longo da vida", pela estagiária de mestrado em Educação e Formação de Adultos, Anabela Ferreira, seguida da entrega de Cabazes de Páscoa a 25 agregados familiares.

 12 de abril, 15h00 – Sessão de formação "Envelhecimento Ativo", pela estagiária de mestrado em Educação e Formação de Adultos, Anabela Ferreira, seguida da entrega de Cabazes de Páscoa a 25 agregados familiares.

Cidade do Porto

 segunda-feira e quarta-feira – entrega de frescos (frutas / legumes) a famílias atendidas pelo Programa Um Passo em Frente.

 6 de abril, 15h00 – Antecedendo a distribuição dos Cabazes de Páscoa haverá a atuação Musical do Grupo Coral da LBV, tendo como Maestro Tiago Oliveira, membro do grupo Vozes da Rádio.

Entrega de Cabazes de Páscoa a 75 agregados familiares. Presença do guarda-redes do Futebol Clube do Porto, José Sá.

 11 de abril, 10h00 – Formação sobre nutrição, pela voluntária da LBV Ana Sofia Neves, seguida da entrega de Cabazes de Páscoa a 40 agregados familiares. Presença do estilista Gio Rodrigues e da atleta Aurora Cunha.

 11 de abril, 15h00 – Mensagem de Páscoa, realizada por Marco Semblano, seguida da entrega de Cabazes de Páscoa a 60 agregados familiares.

 13 de abril, 10h00 – Formação sobre nutrição, pela voluntária Ana Sofia Neves, seguida da entrega de Cabazes de Páscoa a 40 agregados familiares. Presença de Jorge Teixeira e Tiago Teixeira, da Runporto.

 13 de abril, 15h00 – Mensagem de Páscoa, realizada por Marco Semblano, seguida da entrega de Cabazes de Páscoa a 60 agregados familiares.

 25 Cabazes de Páscoa serão entregues no domicílio. Fazem parte de famílias que não têm retaguarda familiar e não têm meios de locomoção.

Cidade de Lisboa

 12 de abril, 10h00 – Mensagem de Páscoa e entrega de Cabazes com alimentos a 75 agregados familiares. Presença do ator Luís Aleluia e Zita Favretto.

 12 de abril, 14h00 – Mensagem de Páscoa e entrega de Cabazes com alimentos a 75 agregados
familiares.

Programa Viva Mais!

Promoção da qualidade de vida ativa na terceira idade.


Cidade de Coimbra

 Todas as terças feiras: Ginástica física e cognitiva e medição da pressão arterial Restantes dias da semana: Artes decorativas / bordados / rendas / trabalhos manuais.

 Segunda, terça e quinta-feira, 14h00 às 17h00
- Elaboração de peças para venda no bazar;
- Sessões de música e canto;
- Dinâmicas de grupo, com a estagiária Anabela Ferreira.

Cidade do Porto

 Segunda a sexta-feira - das 14h00 às 17h00.

Cidade de Lisboa

 Acompanhamento semanal aos utentes do programa (em domicílio ou no exterior em situações de consultas, compras e passeios).

Programa Cidadão-Bebé

Acompanhamento de grávidas e mães com filhos até 1 ano de idade (em domicílio ou no exterior em situações de consultas, visitas à maternidade, etc).

Cidade do Porto


 Em atualização

Cidade de Lisboa

 Em atualização

Cidade de Coimbra

 Em atualização.

Programa Semente da Boa Vontade e “Juventude Ecuménica da Boa Vontade”

Cidade do Porto

Sábado - das 14h00 às 18h00

As crianças têm o apoio da LBV também nos recessos escolares, estando programadas atividades ludoeducativas, aulas de música, teatro, dança, desenho, passeios, etc. A alimentação é disponibilizada pela LBV.

Nos programas da Legião da Boa Vontade é aplicada a Pedagogia da Boa Vontade, criada pelo educador Paiva Netto, sendo esta composta pela Pedagogia do Afeto — que orienta as atividades para crianças de até 10 anos de idade, aliando sentimento ao desenvolvimento cognitivo dos pequeninos, de forma que carinho e afeto permeiem todo o conhecimento e os ambientes de suas vidas, incluído o escolar — e pela Pedagogia do Cidadão Ecuménico — direcionada à educação de adolescentes e adultos, dispondo o indivíduo a viver a Cidadania Ecuménica, firmada no exercício pleno da Solidariedade planetária .

De segunda-feira a sexta-feira, 15h00 às 16h30 - aulas de iniciação musical vertente instrumental (guitarra, órgão e percussão) para a Juventude da Boa Vontade.

5 de abril a 18 de abril - Decorre o programa de férias de Páscoa.

Cidade de Coimbra

Sábados - entre as 10h00 e as 12h00.

- Formação da Cidadania Ecuménica (Pedagogia do Afeto);
- Atividades ludoeducativas;
- Expressão musical.

Cidade de Lisboa

Em atualização.

Programa Sorriso Feliz

Cidade do Porto

 3 de abril, 10h00 – FORMAÇÃO PROASO (Programa de Agentes Comunitários de Saúde Oral) na Sede do Centro Social da Legião da Boa Vontade. Formanda: Duda Montrond.

 5 de abril, 14h30 – As crianças/jovens da Associação Mais – CATL da Biquinha (Matosinhos) realizam a escovagem correta dos dentes após a aplicação do revelador de placa bacteriana com a supervisão dos agentes comunitários de saúde oral da LBV.

 5 a 18 de abril, 13h30 - Supervisão da Higiene Oral das crianças/jovens dos Programas: Semente da Boa Vontade e Juventude Ecuménica da Boa Vontade no escovário social da LBV.

 6 de abril, 10h00 – As crianças/jovens da Associação Mais – CATL da Biquinha (Matosinhos) participam de consultas na Unidade Móvel de Saúde Oral da LBV e realizam a escovagem correta dos dentes com a supervisão dos Agentes Comunitários de Saúde Oral da LBV. A equipa técnica
entregará a informação do estado de saúde oral e procedimentos realizados de cada criança aos Encarregados de Educação da Entidade Parceira.

 6 de abril, 14h30 – As crianças/jovens da SOCIALIS (Maia) participam de consultas na Unidade Móvel de Saúde Oral da LBV. A equipa técnica entrega a informação do estado de saúde oral e procedimentos realizados de cada criança aos Encarregados de Educação da Entidade Parceira.

  7 de abril, 10h00 – As crianças/jovens (Grupo I) do CATL da Fonte da Moura (Porto) realizam a escovagem correta dos dentes após a aplicação do revelador de placa bacteriana com a supervisão dos agentes comunitários de saúde oral da LBV.

 7 de abril, 14h00 – As crianças/jovens (Grupo II) do CATL da Fonte da Moura (Porto) realizam a escovagem correta dos dentes após a aplicação do revelador de placa bacteriana, com a supervisão dos agentes comunitários de saúde oral da LBV.

 10 de abril, 10h00 – As crianças/jovens (Grupo I) da SOCIALIS (Maia) realizam a escovagem correta dos dentes após a aplicação do revelador de placa bacteriana, com a supervisão dos agentes comunitários de saúde oral da LBV.

 10 de abril, 14h00 – As crianças/jovens (Grupo II) da SOCIALIS (Maia) realizam a escovagem correta dos dentes após a aplicação do revelador de placa bacteriana, com a supervisão dos agentes comunitários de saúde oral da LBV.

 11 de abril, 14h30 – As crianças/jovens da SOCIALIS (Maia) participam de consultas na Unidade Móvel de Saúde Oral da LBV. A equipa técnica entrega a informação do estado de saúde oral e procedimentos realizados, de cada criança, aos Encarregados de Educação da Entidade Parceira.

 12 de abril, todo o dia – As crianças/Jovens dos Programas: Semente da Boa Vontade e Juventude Ecuménica da Boa Vontade, participam de rastreios de saúde oral promovidos pela Equipa técnica da LBV.

 13 de abril, 14h30 – As crianças/jovens do Centro Comunitário “Espaço de Crescer” (Gondomar) participam de consultas na Unidade Móvel de Saúde Oral da LBV. A equipa técnica entrega a informação do estado de saúde oral e procedimentos realizados, de cada criança, aos Encarregados
de Educação da Entidade Parceira.

 17 de abril, 11h00 – Palestra de Saúde Oral para as crianças/jovens dos Programas: Semente da Boa Vontade e Juventude Ecuménica da Boa Vontade, no auditório da sede do Centro Social da Legião da Boa Vontade.

 17 de abril, 15h00 – As crianças da sala 2, do Centro Social da Paróquia de Miragaia, participam na sessão educativa sobre saúde oral. As crianças realizam a escovagem correta com a supervisão dos Agentes Comunitários de Saúde Oral da LBV.

 18 de abril, 10h00 – As crianças/jovens do Centro Social do Candal – Marco (Vila Nova de Gaia) participam de consultas na Unidade Móvel de Saúde Oral da LBV. A equipa técnica entrega a informação do estado de saúde oral e procedimentos realizados, de cada criança, aos Encarregados de Educação da Entidade Parceira.

 18 de abril, 15h00 – Sessão Educativa sobre saúde oral direcionada às crianças que frequentam o Centro de Apoio à Comunidade Major Valentim Loureiro (Gondomar). As crianças realizam a escovagem correta dos dentes com a supervisão dos agentes comunitários de saúde oral da LBV.

 19 de abril, 11h00 – Sessão Educativa sobre saúde oral direcionada às crianças que frequentam a sala 1 do Centro Escolar Carvalhal / Mó (Gondomar). As crianças realizam a escovagem correta dos dentes com a supervisão dos agentes comunitários de saúde oral da LBV.

 20 de abril, 10h00 – Sessão Educativa sobre saúde oral direcionada às crianças que frequentam a sala 1 do J.I. “Mineiro” (Gondomar). As crianças realizam a escovagem correta dos dentes com a supervisão dos agentes comunitários de saúde oral da LBV.

 20 de abril, 14h00 – Sessão Educativa sobre saúde oral direcionada às crianças que frequentam a sala 5 Anos do Centro Social da Fonte da Moura (Porto). As crianças realizam a escovagem correta dos dentes com a supervisão dos agentes comunitários de saúde oral da LBV.

 21 de abril, 10h00 – Sessão Educativa sobre saúde oral direcionada às crianças que frequentam a sala 2 do J.I. “Mineiro” (Gondomar). As crianças realizam a escovagem correta dos dentes com a supervisão dos agentes comunitários de saúde oral da LBV.

 24 de abril, 10h00 – As crianças da sala 3 do Centro Social da Fonte da Moura participam na sessão educativa sobre saúde oral. As crianças realizam a escovagem correta dos dentes, com a supervisão
dos Agentes Comunitários de Saúde Oral da LBV.

 24 de abril, 15h00 – As crianças do pré-escolar do Centro Social da Paróquia de Miragaia participam na sessão educativa sobre saúde oral. As crianças realizam a escovagem correta dos dentes, com a supervisão dos Agentes Comunitários de Saúde Oral da LBV.

 26 de abril, 10h00 – As crianças da sala 4 do Centro Social da Fonte da Moura (Porto) participam na sessão educativa sobre saúde oral. As crianças realizam a escovagem correta dos dentes com a supervisão dos Agentes Comunitários de Saúde Oral da LBV.

 27 de abril, 10h00 - As crianças da sala 1 do Jardim de Infância Belo Horizonte (Gondomar) participam de atividades ludoeducativas no âmbito da saúde oral. Os agentes comunitários de saúde oral da LBV auxiliam as crianças na escovagem correta dos dentes.

 28 de abril, 10h00 - As crianças da sala 2 do Jardim de Infância Belo Horizonte (Gondomar) participam de atividades ludo-educativas no âmbito da saúde oral. Os agentes comunitários de saúde oral da LBV auxiliam as crianças na escovagem correta dos dentes.

Cidade de Lisboa

 18 de abril, 10h00 às 12h00 – Atividade lúdica na Unidade Móvel de Saúde Oral, realização de uma correta escovagem dos dentes.

 19 de abril, 09h30 às 12h00 – Realização de rastreios e de uma correta lavagem dos dentes das crianças da Crevide – Moscavide.

 20 de abril, 10h00 às 12h00 - Realização de rastreios e de uma correta lavagem dos dentes das crianças da EB1/JI nº 1 de Camarate – Camarate.

 21 de abril, 09h30 às 12h00 – Atividade lúdica e realização de uma correta escovagem dos dentes junto das crianças do Centro Infantil de São Gerardo – Alto da Cova da Moura.

Cidade de Coimbra

 3 de abril, 09h30 às 13h00 – Segunda sessão do Projeto Vamos Falar de Saúde Oral “Anatomia da Boca e do Dente” junto das crianças da Escola Básica 1 de Casconha.

 3 de abril, 13h30 às 16h00 – Segunda sessão do Projeto Vamos Falar de Saúde Oral “Anatomia da Boca e do Dente” e realização de uma correta escovagem dos dentes às crianças da Escola Básica do Ingote.

 5 de abril, 09h30 às 16h30 – Atividade ludoeducativa e realização de uma correta escovagem dos dentes junto das crianças do Centro Social e Comunitário Nossa Senhora dos Milagres.

 7 de abril, 14h00 às 16h30 – Atividade ludoeducativa e realização de uma correta escovagem dos dentes junto das crianças do Jardim de Infância Dra. Odete Isabel.

 10 de abril, 09h30 às 12h00 - Atividade ludoeducativa e realização de uma correta escovagem dos dentes junto das crianças do Jardim de Passo a Passo.

 26 de abril, 09h30 às 12h30 - Atividade ludoeducativa e realização de uma correta escovagem dos dentes junto das crianças do Jardim de Infância Nossa Senhora de Fátima.

 26 de abril, 14h00 às 16h30 – consultas na Unidade Móvel de Saúde Oral para as crianças da Escola Básica 1 do Ingote.

Espaço de Cultura Ecuménica

Reuniões Ecuménicas Públicas, todos os Sábados, nas cidades de Lisboa e Porto, pelas 17h00. E, em Coimbra, no segundo e quarto sábado de cada mês, também pelas 17 horas.

No segundo domingo de cada mês, em Lisboa, Coimbra e no Porto, pelas 10h30, são realizadas Reuniões Ecuménicas em homenagem aos nossos Anjos da Guarda.

Na cidade do Porto, no terceiro domingo de cada mês, pelas 10h30, as Reuniões Ecuménicas têm como tema a harmonia no lar, em homenagem a todas as famílias.

Às quartas-feiras, pelas 18h00, Reunião Ecuménica Pública, na cidade do Porto.

Facebook LBV Portugal
Revista Cidadania Ecuménica
Voluntariado
Relexões da alma em Terras Lusitanas
Objectivos do milénio
Publicações
LEGIÃO DA BOA VONTADE - LBV PORTUGAL. Todos os direitos reservados. All rights reserved.